quarta-feira, 19 de março de 2008

Leçons de Ténèbres

Durante a Semana Santa, nada parece mais apropriado do que estas Leçons de Ténèbres de François Couperin.
Era hábito, nos finais do século XVII e inícios do XVIII, deslocar-se à Abadia de Longchamp, durante a quarta, quinta e sexta-feira da Semana Santa, para ouvir os cantores de ópera a interpretar a última composição das Lamentações de Jeremias, pois a ópera estava fechada e a liturgia do fim da quaresma era uma oportunidade que aqueles não podiam deixar escapar, para exibir os seus talentos apaixonados.
Na verdade, as Leçons de Ténèbres constituiam a primeira parte das orações do breviário, dividido em três nocturnos e principalmente formado pelos salmos e lições. Originalmente, elas deveriam ser cantadas logo depois da meia-noite, à primeira hora de Quinta, Sexta e Sábado Santos (matinas). Mas este horário convinha pouco a um público de ópera mimado, de modo que avançou-se para o meio-dia do dia precedente: "Mercredy, Jeudy et Vendredi Saint".
Das Lições compostas por Couperin, entre 1713 e 1717, apenas as três primeiras (incluídas neste disco), para o "Mercredy Saint", foram impressas; tendo-se perdido as seis restantes.
Liturgicamente, os versos do poema atribuído a Jeremias - as três lições para a Quarta-feira Santa retomam apenas os 14 primeiros versos dos 22 que constituem a primeira das cinco Lamentações - devem comemorar com lirismo os eventos da Paixão (ao contrário das Paixões de Bach, por exemplo, que são essencialmente dramáticas e acentuam pois os factos da história da Paixão). As Lamentações, falsamente atribuídas a Jeremias, pelas tradições judaica e católica, constituem uma composição em cinco cantos, onde a queda de Jerusalém (586 a.c.) é pungentemente lamentada e onde se exorta ao arrependimento e à meditação.
Musicalmente, as Leçons pertencem a uma tradição tipicamente francesa, onde Guillaume Bouzignac, Michel Lambert e Marc-Antoine Charpentier terão sido os principais e mais directos precursores.
(Adaptado do texto de René Jacobs que acompanha o disco da Harmonia Mundi)


François Couperin, Leçons de Ténèbres,
Concerto Vocale, Dir. René Jacobs
Arles: Harmonia Mundi,1982.

François Couperin (1668-1733), Leçons de Ténèbres
1. Première Leçon
2. Deuxième Leçon
3. Troisième Leçon

Jeremiah Clarke (1673-1707)
4. Blest be those sweet regions

Henry Purcell (1659-1695)
5. A Divine Hymn
(Lord, what is man)

6. An Evening Hymn
(The night is come)

René Jacobs, Contralto; Vincent Darras, 2º contralto; Max van Egmond, baixo; William Christie, órgão e cravo; Wieland Kuijken, baixo de viola; Jaap ter Linden, baixo de viola; Konrad Junghänel, teorba

[Pintura: Pieter Pauwel Rubens, Descida da Cruz, 1616-17, óleo sobre tela 425 x 295, Musée des Beaux-Arts, Lille]