domingo, 23 de março de 2008

Et exspecto ressurrectionem mortuorum (Messiaen)


[Mark Rothko, nº14, óleo sobre tela 114 x 105 (1960), SFMOMA, São Francisco]

"Composta em 1964, a obra que aqui se apresenta, conheceu um grande sucesso junto do público desde a sua estreia em Maio de 1965, na Sainte-Chapelle, em Paris.

O seu autor, Olivier Messiaen (1908-1992), era na época uma das mais importantes personalidades do meio musical europeu, repartindo a sua actividade entre a composição, a interpretaçãoo (onde se destacou como organista), o ensino e a investigação musical.

O estatuto do compositor, o facto de ter sido prisioneiro dos campos de concentração Nazis e a sua constantemente reiterada fé na religião católica (a qual era no dizer do compositor a razão última da sua obra), levaram o Ministro da Cultura da França, André Malraux, a encomendar-lhe uma obra destinada a homenagear a memória dos mortos das duas Guerras Mundiais." [Apresentação da obra no site do Instituto Gregoriano de Lisboa que inclui mais informação sobre a obra aqui.]


Olivier Messiaen - Et exspecto ressurrectionem mortuorum (1964)

I. Des profondeurs de l'abime, je crie...
II. Le Christ, ressuscite` des morts, ne meurt plus
III. L'heure vient ou les morts entendront la voix du Fils.
IV. Ils ressusciteront, glorieux, avec un nom nouveau.
V. Et j'entendis la voix d'une foule immense...

Os cinco andamentos de Et Exspecto Ressurrectionem Mortuorum foram escritos para uma orquestra de 40 executantes que inclui madeiras, metais e instrumentos de percussão em metal.

p.s.: peço desculpa mas não tenho a certeza de quem interpreta a obra nesta versão. A intepretação de Pierre Boulez é famosa mas a fonte não referia quem interpretava, por isso não garanto que seja esta.