sábado, 27 de outubro de 2007

Luis de Milán - Luys de Narvaez






















Dando seguimento ao projecto iniciado uns posts abaixo, aqui vão mais umas músicas dedicadas agora a Luis de Milán e Luys de Narvaez. Os textos são sumários porque são relativamente desconhecidos, e uma curta visita à net mostra imediatamente que todos os textos informativos sobre os dois são muito semelhantes, talvez copiados uns dos outros, ou da mesma fonte (wiki?). Assim sendo, escolhi apenas apontar alguns facto mais conhecidos. Adiante.

Luis de Milán (ca. 1500 - ca. 1561?)

"...músico e escritor natural de Valência e de provável linhagem aristocrática. O Libro de música e vihuela de mano intitulado El Maestro, impresso em Valência no ano de 1536 e dedicado, de forma assinalável, a D. João III, rei de Portugal, é um livro de música escrito com fins assumidamente didácticos com as composições organizadas por ordem crescente de dificuldades para o executante. É a mais antiga fonte conhecida de indicações explícitas de andamentos, tais como "algo apriessa" (um pouco rápido) ou "compás a espacio" (compasso lento)."

Luis Toscano

O texto é curto. É o que consta no folheto do concerto a que assisti. Resta dizer que, num registo comum ao período renascentista, Luis de Milán, escreve um tratado El Cortesano (1561) plasmado do Il Cortegiano de Baldassare Castiglione, onde descreve a vida na corte valenciana.


Luys de Narváez (ca.1500 - ca.1555)

Luys de Narvaez é um compositor renascentista espanhol, e que se destaca, como Milán, na composição e execução da vihuela, embora tenha começado na composição de música vocal polifónica. Narvaez é conhecido pela sua maior obra Los seys libros del Delphin de música de cifra para tañer vihuela, publicada em 1538. Tem como peça mais conhecida a La Canción del Emperador, uma transcrição de uma obra de Despres intitulada Mille regretz, e Guardame las vacas (ambas no registo que aqui deixamos). Estes são alguns dos factos conhecidos da biografia de Narvaez e repetidos, em todos os invariavelmente pequenos artigos que se vão encontrando na net. Contudo, para mais informação, aqui vai um ensaio (que não li) sobre a figura e a importância da obra de Narvaez.

Quanto ao cd, ele faz parte de um conjunto de seis dedicados à musica espanhola. É o primeiro da colecção e tem excerto das duas obras acima citadas de Milán e Narvaez, além de uma faixa com música de
Alonso Mudarra. Boa audição!

Performer: Julian Bream
Label: Rca Victor Red Seal


Luis De Milán: From "El Maestro"

1. Pavana I 1:45
2. Pavana V 1:28
3. Pavana VI 2:17
4. Fantasia XXII 2:45
5. Fantasía VIII 3:13
6. Fantasía IX 2:13
7. Tento I 7:37
8. Pavana IV 1:50
9. Fantasía XVI 3:17

Luys De Narvaez: From "Los seys libros del Delphin de Musica

10. Book I: Fantasía V 2:20
11. Book II: Fantasía V 1:14
12. Book III: La cancion del Emperador 3:27
13. Book II: Fantasía VI 1:06
14. Book V: Arde corazón arde 1:21
15. Book V: Ya se asiente el Rey Ramiro 2:03
16. Book IV: O Gloriosa Domina (seys diferencias) 7:28
17. Book VI: Conde claros 2:38
18. Book VI: Guárdame las vacas 2:49
19. Book VI: Tres diferencias por otra parte 2:31
20. Book VI: Baxa de contrapunto 1:25

Alonso Mudarra

21. Fantasía 2:01


Parte I
Parte II
Parte III