segunda-feira, 23 de julho de 2007

Nietzsche als Komponist

Desde tenra idade que para Friedrich Nietzsche a música ocupou um importante lugar na sua vida. Não só como ouvinte apaixonado das composições de Beethoven, Schumann, Liszt e, como é sabido, de Wagner, mas também como compositor. Esta faceta, não tão famosa como a sua filosofia, não é apenas um pormenor na vida de um diletante amador, mas um aspecto significativo do percurso do filósofo, cujo conhecimento da música e técnicas de composição era considerável desde muito jovem. Claro que o seu talento como músico não poderia deixar de ser ensombrado pelos vultos geniais de Franz Lizst ou Richard Wagner com quem privou, no entanto, uma primeira escuta das suas composições revela um compositor sério e enleado pela sua paixão pela música (que pelo menos desde "O Nascimento da Tragédia" passa a ocupar também um lugar importante na sua filosofia). Eu destacaria a sua obra "Reminiscência para a noite de São Silvestre" para piano e violino e "Meditação de Manfred" (dura mas injustamente criticada por Hans Von Bülow, acusando-a de ser a mais "insatisfatória e anti-musical" peça que tinha ouvido ultimamente).

Devido ao interesse que há, desde há muitas décadas, pela obra e pelo homem, existem já vários estudos sobre a música de Nietzsche e algumas interpretações gravadas. (Nesta dissertação de doutoramento disponível online, pode encontrar-se uma discografia selectiva, em apêndice:
The Music and Thought of Friedrich Nietzsche
de Benjamin Moritz). Existe também um projecto dedicado a divulgar a música de Nietzsche, criado por John Bell Young (um dos principais intérpretes das obras de Nietzsche), chamado The Nietzsche Music Project (clicar).

Confesso que não tenho informação exacta em relação aos intérpretes desta versão, pois dos discos disponíveis para venda, nenhum corresponde à ordem das faixas, ainda que contenha as músicas que aparecem em alguns outros discos. Pode tratar-se apenas de uma modificação da ordem das faixas de uma das interpretações mais citadas, nomeadamente as de John Bell Young ou de
Lauretta Altman, Wolfgang Bottenberg, et al. Sinceramente, não sei. Mas aqui fica e vale pelo valor documental. Em breve aparecerá por aqui um outro disco só com obras para piano.