segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Edvard Grieg (1843-1907) - Peer Gynt

Peer Gynt é uma peça de teatro do escritor norueguês Henrik Ibsen (1828 – 1906). Escrita em 1867, estreia a 24 Fevereiro de 1876 em Olso com música de Edvard Grieg. Como não muitas outras composições da história da música ocidental, a música de Grieg conseguiu atingir uma unanimidade intemporal, havendo trechos da obra que rivalizam em fama com alguns momentos mozartianos ou beethovenianos, para fazer apenas referência a estes dois compositores.

A composição da "música incidental" (nome pelo qual ficou conhecido o arranjo musical de Grieg para a peça) revelou-se, contudo, difícil. A ópera que seria composta para a peça nunca o foi, e surgiram 23 trechos musicais que, incidentalmente, irrompiam para suportar a declamação do texto. Grieg dizia que era mais fácil escrever pela sua própria cabeça do que sugestionado por Ibsen. Curioso é que o alinhamento inicial da música se perdeu e hoje é improvável que se consiga reproduzir a estreia que a obra teve em 1876.

Mais tarde, Grieg fez uns arranjos e aproveitou alguns trechos e compôs duas suites, op.46 e 55, que se tornaram famosas como concertos. Estas foram as suites que ficaram conhecidas como Peer Gynt e que, na verdade, não correspondem ao arranjo inicial para a obra de Ibsen. De facto, apenas um trecho (Canção de Solveig) figuraria nas duas suites e o próprio texto se torna escasso.

A novidade desta gravação é que recupera grande parte do trabalho vocal. Alguns trechos são de uma extraordinária beleza. Assinalo como meus preferidos, e de muita gente: Solveig Song, In the hall of the mountain king, o prelúdio do IV acto chamado Mornig mood e, o que gosto mais, Ase´s death (mantenho o inglês que aparece nos ficheiros mp3).

Curtam bués!


Peer Gynt
[a partir da peça com o mesmo nome de Henrik Ibsen]


1 Act one - Prelude : In the wedding garden
2 Act one - The bridal procession passes
3 Act one - Halling
4 Act one - Springar
5 Act two - Prelude : The abduction of the bride - Ingrid's lament
6 Act two - In the hall of the mountain King
7 Act two - Dance of the mountain King's daughter
8 Act three - Prelude : Deep in the coniferous forest
9 Act three - Solveig's song
10 Act three - Ase's death
11 Act four - Prelude : Morning mood
12 Act four - Arabian dance
13 Act four - Anitra's dance
14 Act four - Solveig's song
15 Act five - Prelude : Peer Gynt's journey home
16 Act five - Solveig's song in the hut
17 Act five - Whitsun hymn
18 Act five - Solveig's lullaby


Barbara Hendricks

Oslo Philharmonic Chorus

Oslo Philharmonic Orchestra

dir. Esa-Pekka Salonen

Sony


[Pic:
Edv. Munch
Plakat Peer Gynt, Paris 1896
]